domingo, 15 de maio de 2011

E hoje não tem festa pro Corínthians... A festa hoje é brasileira!!!

Claro, milhares de pessoas riram barbaridades hoje, Brasil afora, devido à derrota do Corínthians diante do gigante (se comportou como tal) Santos. Mesmo disputando uma Libertadores, torneio valiosíssimo e objeto de desejo de todos os clubes sulamericanos, o time do Santos apresentou um futebol, senão brilhante, muito eficaz. Talvez não tenham jogado como na final do Paulistão (que agora voltou a ser Paulist"ão") de 2010, mas foi um futebol bonito de ver, com boas chances de gol. Pena o Santos estar empenhado em ganhar a Libertadores, porque, do contrário, seria uma goleada inesquecível e bela.

Mas o que fez com que o Brasil torcesse contra o Corínthians? Existem várias explicações. A mais paupável pra hoje que tenho, é de que todos ficamos envergonhados com os "erros" da arbitragem de Paulo César de Oliveira na partida das seminfinais contra o Palmeiras. Todos testemunharam os desmandos, ouvi comentaristas, que se declaram corinthianos, dizerem com veemência que o juiz "errou". Todos ficamos estarrecidos com a injusta classificação desse time de futebol medíocre. E todos permanecemos aguardando pacientemente o desenrolar de mais um Campeonato Paulista.
Quando, então, foi anunciado o árbitro sorteado para apitar a última partida, a decisão propriamente dita, ficamos estarrecidos novamente, desapontados, desgostosos - Luis Flávio de Oliveira apitaria a tal partida. Ninguém menos do que o irmão de Paulo César de Oliveira. Ficamos chocados e ofendidos com a simples idéia de que a FPF poderia ter forjado a escolha do árbitro, para garantir a vitória corinthiana.  E, Brasil afora, sugiram comentários como "já sabemos quem é o campeão paulista de 2011", e nos sentamos em frente às TVs e aguardamos, já sem esperanças de assistir a um jogo digno, um espetáculo, sem interferências, onde o melhor futebol apresentado ganhasse. Pelo contrário. Nos sentamos em nossos sofás preparados para assistir a um festival de desmandos, um salseiro completo, enxovalhando nosso amor pela arte do futebol. 

E fomos surpreendidos (ainda bem)!!! Luis Flávio, se não foi brilhante, pelo menos não cometeu erros que comprometessem o andamento da partida nem o resultado do jogo. E, mais uma vez, os deuses do futebol nos agraciaram com uma bela partida, onde o que valeu foi o futebol. E só o futebol. Hoje, poderemos dormir em paz, sabendo que a paixão nacional foi respeitada.

Hoje, mais do que o Santos, quem venceu foi o FUTEBOL.

Porém, convém ficarmos atentos. Assim como em Brasília, nas federações e confederações da vida, coisas estranhas acontecem. Precisamos mostrar à eles, que dizem nos representar, que quem manda somos nós. Não só quando o assunto é futebol. É preciso torcer com paixão. Mas também é preciso abrir os olhos, para que essa paixão não custe caro depois.

Porque HOJE o futebol venceu. Mas, e amanhã???  Nossa paixão estará a salvo???

Nenhum comentário:

Postar um comentário