sábado, 26 de novembro de 2011

Série B – Sangue, Suor e Lágrimas

                Você, torcedor que é apaixonado, quer se lembrar do que é futebol? Aqui vai a dica – assista os jogos da série B.
                Em tempos de acontecimentos estranhos, de maracutaias armadas entre gestores de clubes e CBF, em tempos obscuros, onde não há mais nem a preocupação em disfarçar, em maquiar acertos feitos por debaixo dos panos, já nem sabemos mais se os campeonatos são resolvidos dentro das quatro linhas ou dentro das salas dos engravatados.
                Nesse cenário, malas pretas e malas brancas vem e vão, circulam livremente, árbitros são “sorteados” de maneira obscura e vemos até seleção brasileira entrando no vestiário com uma postura e voltando pro segundo tempo com outra  totalmente diferente, em plena Copa do Mundo. Jogadores que ganham salários milionários forçando sua saída do clube pra jogar em outro, que ofereceu salário maior. Vemos homens se comportando como ratos.
                Hoje, assistindo o jogo do Sport contra o Vila Nova, pela última rodada da série B, pude me emocionar com o futebol novamente. E, vendo a festa linda feita pela torcida do Leão, me pus a pensar. Acho que nos dias atuais, a essência do futebol é restrito à série B. Na série B não existem estrelas, existem equipes. Não existem salários milionários, existem jogadores lutando pelas suas carreiras, pelos seus clubes, pela sua torcida.
                Se falta técnica, sobra vontade, hombridade, honra, garra, coração. Não há conflitos de egos, há somente um objetivo em comum. O futebol é o destaque.
                Que festa maravilhosa, emocionante fez a torcida do Sport, que empurrou o time, debaixo de chuva, sofrendo, segurando o desespero enquanto assistia o Vila Nova dificultar aquilo que parecia certo – a subida do Leão à série A do Brasileiro. Um jogo sofrido, um gol chorado, e a torcida foi às lágrimas. Se via em cada rosto o alívio, a alegria, a gratidão. Em campo, quando soou o apito final, jogadores caíram de joelhos, exaustos, guerreiros, campeões.
                Eu, que não sou torcedora do Sport, mas que sou apaixonada pelo futebol, chorei junto.
Parabéns à Portuguesa, ao Náutico, à Ponte Preta e ao Sport. Que sejam bem vindos de volta à série A. Que possam manter seu futebol, sua garra, sua vontade e sua força, para mostrar (aos mal acostumados que na série A estão) o que é futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário