terça-feira, 15 de novembro de 2011

Últimas forças...

Depois de algumas idas e vindas, de muito tempo em silêncio, eis que, novamente tenho algo a dizer. E sei que isso vai soar como um apelo, mas não me importo. Tudo o que faço tem como objetivo ajudar a Sociedade Esportiva Palmeiras, mesmo que minhas palavras pareçam ridículas ou passionais demais.

O fato, queridos amigos, é que o nosso Palmeiras está doente, como todos nós estamos cansados de saber há tempos. Só que, dessa vez, a situação é tão grave, que tem como resultado a apatia e a inércia. Nós estamos sendo empurrados pra baixo. Sem reagir.

Os jogadores que nos representam em campo, ou que pelo menos deveriam fazê-lo, erraram e erraram muito nas suas decisões. Eles achavam que sabiam o que estavam fazendo, numa queda de braço estúpida contra o treinador. Pois bem, a coisa ficou fora de controle e, agora, desesperados, não conseguem manter a cabeça fria, em condições de desempenhar um futebol, pelo menos, digno.

Todos nós sabemos a história toda, cada um defendendo uma parte - até hoje ainda tem gente que jura que o Kléber, vulgo Judas, é um mártir. Não estou aqui pra dizer quem está errado e quem está certo. Isso, o tempo vai nos dizer. O que não podemos fazer nesse momento é deixar que esses... rapazes... conduzam o objeto do amor de mais de 15 milhões de pessoas à série B do Brasileiro.

Deixemos o julgamento para depois, meus caros. O que precisamos agora é pensar no Palmeiras (já que eles, os jogadores, não pensaram nem por um segundo até a coisa chegar no ponto em que está). Eles agora estão apavorados e sequer conseguem ter autoconfiança (sim, porque se depender da técnica e da habilidade...) para tentar reverter o atual quadro. Nós somos a força desse clube, sempre fomos. Nós empurramos ele pra frente, sempre. Não podemos virar as costas agora. Mesmo sendo eles os culpados, mesmo sendo eles os responsáveis pela atual situação (não podem se eximir colocando a culpa na diretoria ou no treinador - apesar deles, diretoria e treinador, terem também suas cotas de culpa).

Vamos demonstrar o nosso amor pelo Palmeiras! Desejar o pior parece ser a única saída. O tal remédio amargo. Mas, vejamos bem, os únicos punidos nessa história de rebaixamento seriam o Palmeiras e nós torcedores. Diretoria não se importa nem se importará (a menos que a crise seja com o Chelsea). Jogadores saem de fininho, vão jogar em outros clubes. E nós ficamos. Nós nos preocupamos. Nós sofremos.

Então, digo a vocês, o momento é de apoiar esse time. Empurrar esses caras pra frente. É nossa missão e nossa função convencê-los de que são capazes. São capazes não pela técnica, mas por vestirem o Manto Sagrado. Nossa missão agora é salvar o Palmeiras. Os jogadores, julgaremos depois. Reconheço que alguns dos nossos homens se esforçaram e se esforçam. E, eles, terão seu reconhecimento.

Avanti, família. É momento de nos unirmos.

3 comentários:

  1. Fer, concordo com todas as suas palavras.
    Para o Palmeiras evoluir somente com a união dos torcedores de verdade, e não os organizados que tem seus próprios interesses e mais prejudicam o clube do que ajudam, para recuperarmos a dignidade e colocar o Palmeiras no degrau mais alto de todas as competições, num patamar que nunca deveria ter saído mas por causa de más administrações controladas por egos, paixão e favores políticos chegamos a essa situação insuportável pelos quais nós, os verdadeiros torcedores somos também vitimas por sermos obrigados a contemplar e engolir esse momento que "nossa" diretoria aceita e é passiva perante tudo, achando até normal e corriqueiro o que vem ocorrendo pelas alamedas do Palestra!
    Só a torcida pode mudar tudo isso e juntos vamos conseguir.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Nelson!! Vamos, sim, tenho certeza. Só precisamos manter a cabeça fria, concentrada no verdadeiro problema. Implicar com jogadores não vai nos ajudar a resolver nada. Aliás, pudemos ver que, pegando no pé deles, só conseguimos quase afundar o time. Temos que nos concentrar na política e, quando o foco for o futebol, teremos que apoiar incondicionalmente o time. Só assim poderemos devolver ao Palmeiras a glória e o respeito que ele merece.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente! Você sintetizou tudo em palavras qual sentimento devemos ter nesse momento: o de união e em prol de um único ideal, o de fortalecer o nosso clube e buscar melhorar e evoluir cada vez mais para continuarmos sendo o clube vanguardista e exemplar como sempre fomos em todos os aspectos.

    ResponderExcluir